17 de ago. de 2010

Missa da Solenidade de Santa Clara de Assis



Queridas Irmãs, queridos irmãos, celebramos hoje a solenidade de Santa Clara de Assis! Alegramo-nos por esta festa solene para a família das Clarissas e dos Franciscanos, de quem Santa Clara é Mãe espiritual! Este ano continuamos a preparação para o jubileu de 800 anos da fundação da Ordem das Clarissas, no ano de 2011. Que a intercessão de Santa Clara nos ajude a viver em plenitude a nossa vocação. Iniciemos nossa celebração com o canto ...

Antífona da entrada: Esplêndida estrela despontou neste dia; hoje a bem aventurada Clara , a pobre serva do Senhor, foi glorificada nos céus.

Oração do dia: Ó Deus, que na vossa misericórdia atraístes santa Clara ao amor da pobreza, concedei, por sua intercessão, que, seguindo o Cristo com um coração de pobre, vos contemplemos um dia em vosso Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vos­so Filho, na unidade do Espírito Santo.

Comentarista: Na leitura que vamos ouvir, Deus nos fortalece pelas palavras de fé de Paulo. Deus fez brilhar a sua luz em nossos corações, e fez brilhar a luz de Clara em nossa vida, para ser um modelo de virtudes. No Evangelho Jesus exorta a ficarmos unidos a Ele, como o ramo à videira.

leitura – Os 2,16.17b,21-22
Leitura do Profeta Oséias
Por isso a atrairei, a conduzirei ao deserto e lhe falarei ao coração. Aí ela se tornará como no tempo de sua juventude, como nos dias em que subi da terra do Egito. Desposar-te-ei para sempre, desposar-te-ei conforme a justiça e o direito, com benevolência e ternura. Desposar-te-ei com fidelidade e conhecerás o Senhor.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 44(45)
Escuta o silêncio de Deus / que fala no teu coração. Ó Clara, ouvinte de Deus / me ensina a contemplação.
1. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: / “Esquecei vosso povo e a casa paterna! / Que o Rei se encante com vossa beleza! / Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
2. O povo de Tiro vos traz seus presentes, / Os grandes do povo vos pedem favores. / Majestosa, a princesa real vem chegando, / Vestida de ricos brocados de ouro.
3. Em vestes vistosas ao Rei se dirige,  / E as virgens amigas lhe formam cortejo; / entre cantos de festa e com grande alegria, / ingressam então, no palácio real”.
4. Deixareis vossos pais, mas tereis muitos filhos; / Fareis deles os reis, soberanos da terra. / Cantarei vosso nome de idade em idade, /Para sempre haverão de louvar-vos os povos.

leitura – 2Co 4,6-10.16-18
Leitura da Segunda Carta de são Paulo aos Coríntios
Irmãos e irmãs, Deus, que disse: “Das trevas brilhe a luz”, foi quem fez brilhar a luz em nossos corações, para darmos a conhecer a ciência da glória de Deus na face de Jesus Cristo. Um tal tesouro, nós o trazemos em vasos de barro, para que apareça claramente que este extraordinário poder provém de Deus e não de nós. De mil maneiras somos atribulados, mas não desanimamos. Vivemos perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados. Somos abatidos, mas não aniquilados; trazendo sempre no corpo a morte de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo. É por isso que não desfalecemos. A presente tribulação, momentânea e leve, nos dá um peso eterno de glória incalculável. Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia!
Vem, esposa de Cristo; recebe a coroa que o Senhor te preparou para a eternidade.

Evangelho – Jo 15,4-10
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis dar fruto se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, dará muito fruto: porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora como o ramo. Secará e hão de ajuntá-lo e jogar no fogo, para queimar-se. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo que quiserdes e vos será dado. Meu Pai será glorificado, se derdes muito fruto, e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me ama, assim eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, como eu também guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no amor. Palavra da salvação!


Oração da assembléia
Pr: Peçamos ao Senhor, que em sua imensa bondade e misericórdia, atenda nossos pedidos e súplicas, e digamos depois de cada prece, com fé e confiança: Senhor, atendei a nossa prece.
1.Pelas necessidades do Santo Padre o Papa, por nosso Bispo diocesano, por nosso pároco, por todos os presbíteros e diáconos, rezemos.
2. Por toda a humanidade, para que todos os povos da terra vivam na harmonia e na paz, na concórdia e na solidariedade, fortalecidos pelo senso de justiça e de amor, rezemos.
3.Por todos os segmentos da sociedade, para que haja respeito à vida e às coisas de Deus, à solidariedade humana e aos valores profundos da convivência humana, rezemos:
4. Pela igreja, Sacramento do Reino de Deus, para que, cumprindo sua missão de Mãe e Mestra, ajude-nos a compreender o Evangelho vivido e anunciado em nosso tempo, rezemos.
5.Pelas comunidades cristãs, para que, inspiradas no Evangelho de Jesus Cristo, vivam na fraternidade e sejam sinais transparentes da presença do Reino entre nós, rezemos.
6.Pela nossa comunidade do Mosteiro, para que renovada pela graça, seja sinal da Igreja Contemplativa e testemunho das promessas futuras, e encontre o entusiasmo das origens em Clara de Assis, rezemos:
7.Por toda a Família Clariana e Franciscana, para que continue testemunhando o ideal de Clara e de Francisco, e possa irradiar o Evangelho, rezemos:
8.Para que os seminaristas da diocese de Lages tenham coragem e força para continuarem respondendo ao chamado de Deus e perseverem em sua vocação sendo bons e santos padres,  rezemos:
9.Por todos aqueles que de alguma forma ajudam as Clarissas, material ou espiritualmente, para que sejam abençoados e recompensados generosamente, rezemos.
Pr: Ó Pai, pela celebração de Santa Clara, confirmai a nossa fé, nossa fortaleza e nossa esperança; fazei com que não nos deixemos vencer pela tristeza e pelo medo, mas pela força do amor colaboremos para construir um mundo novo convosco e com vosso Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor.

Sobre as oferendas: Aceitai, ó Deus, nossa humilde homenagem na comemoração da virgem Santa Clara, e concedei, por esta oblação puríssima, manter acesa em nossos corações a chama do vosso amor. Por Cristo nosso Senhor.

Prefácio de Santa Clara: Na verdade, ó Pai, Deus eterno e todo poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, em todo tempo e lugar. Pelo exemplo do bem-aventurado Francisco, vós inflamastes o coração de vossa serva Clara para seguir os passos de vosso Filho. Em fé perene e amor eterno, vós destes como esposa Clara em místicos esponsais ao vosso Filho. E elevada ao cume da perfeição seráfica, pelo caminho da altíssima pobreza, a elegestes mãe de numerosas virgens. Por isso, com os Anjos e os Arcanjos, com os Tronos e as Dominações, e com todo o exército celeste cantamos um hino à vossa glória, cantando a uma só voz:

Antífona da comunhão: Aquele que me ama será amado por meu Pai. Nós viremos a ele e faremos nele nossa morada (Jo 14,21-48).
Depois da comunhão: Senhor nosso Deus, fortalecidos pela participação nesta Eucaristia fazei que, a exemplo de Santa Clara, nos esforcemos por servir unicamente a vós, trazendo em nosso corpo os sinais do sofrimento de Jesus.  Por Cristo, nosso Senhor.
Comentarista: Neste dia da festa de Santa Clara, gostaríamos de agradecer a todos que celebraram conosco esta solenidade de santa Clara, em especial agradecer ao nosso Bispo, a todos os sacerdotes, e a todas as pessoas que nos ajudaram. Agradecemos também a todos que participaram da novena que precedeu esta festa. Rezamos pelas intenções de todos, pedindo que Deus, através da intercessão de Santa Clara, derrame muitas graças e bênçãos!








3 comentários:

  1. Santa Clara rogai por nós e pelo mundo a jesus, aumente na humanidade o amor a fé e a esperança

    ResponderExcluir
  2. Neste ano visitei São Damião e a chama reacendeu! Queria tanto cantar de novo as músicas da Irmã Sandra... Venham me ajudar a reconstruir São Damião.... e outras.

    ResponderExcluir
  3. Através da liturgia,na reanimação da Comunidade Santa Clara em Lagoinha _ _HOrizonte_Ce.vivi momentos de intensa paz e felicidade em cada dia celebrativo do Trido que terminou com a celebração da santa missa com Pe. Toinho que nos exemplifica a ação franciscana. Paz e Bem a Todos participantes.

    ResponderExcluir